top of page

5 Dicas para sua viagem ao Atacama, Chile.

O deserto do Atacama fica ao norte do Chile, em uma região desértica já bem próxima a fronteira com o Peru. Estivemos lá recentemente e foi um destino que com certeza marcou nossas memórias para sempre.


Fizemos um post completo com nossa sugestão de passeios e roteiro por lá, mas agora, depois da nossa experiência completa, resolvemos preparar uma lista de dicas com tudo que você precisa saber para sua viagem ao Atacama, vamos lá?



Dicas para visitar o Atacama


Contratação de Passeios no Atacama

Existem muitas agências focadas em tours para brasileiros. Estas, normalmente tendem a ter um preço mais elevado, até porque os tours costumam ser em português. Porém, tivemos uma experiência excelente com uma agência local que não só nos oferece um preço mais em conta, mas também leva turistas de diversas partes do mundo para os passeios. O que é uma característica interessante se gostar de conhecer pessoas de outras culturas. Chegamos a conhecer pessoas de mais de 8 nacionalidades e foi uma experiência ainda mais legal, justamente por conta disso. O nome da agência que fechamos nossos passeios foi a Magic Atacama.


Pagamentos

Grande parte dos estabelecimentos de San Pedro já aceitam cartões. Nós levamos nossos cartões da Wise e da Nomad e não tivemos problemas. Porém, muitas agências de turismo, exigem parte do pagamento dos passeios em dinheiro em espécie. Por isso, é importante ter em mente a necessidade de ter parte do montante em dinheiro vivo. No nosso caso, optamos por sacar o dinheiro por lá, através dos cartões mencionados acima.


Cuidado com o Sol

Por ser o deserto mais árido do mundo, já é de se esperar que o sol pode ser extremamente forte. Portanto, é importante usar loção solar com alto fator de proteção solar para proteger sua pele dos raios UV.



Mantenha-se hidratado

Pelo mesmo motivo mencionado acima, é fácil ficar desidratado no Atacama. Certifique-se de beber bastante água e levar uma garrafa de água com você onde quer que vá. Além disso, a água da região pode conter muitos minerais. Por isso, recomendamos que compre água mineral pela cidade de San Pedro e vá se abastecendo diariamente para garantir que esteja bem hidratado e evite qualquer intercorrência.


No deserto também faz frio

Apesar da alta temperatura durante o dia, a partir do momento que o sol se vai, as temperaturas caem e mesmo no verão podem ficar um pouco desconfortáveis para os visitantes despreparados. Por isso, certifique-se de trazer roupas quentes para as noites frias e para as excursões noturnas em qualquer época do ano.


Atenção a altitude

Alguns passeios da região, como Gêiseres del Tatio e Piedras Rojas, possuem altitudes mais elevadas. Por isso, é importante e recomendado que antes de fazer passeios como estes, já esteja na cidade há alguns dias para aclimatar. Outro ponto importante e que pode fazer diferença, é a hidratação e alimentação leve. Por outro lado, por mais que as recomendações gerais sejam seguidas, isso não elimina a chance de por ventura sentir algum sintoma relacionado à altitude. Para isso, é possível comprar algumas folhas de coca pelas galerias e lojinhas de San Pedro, assim como algumas gomas para mascar.


Espero que estas dicas te ajudem a planejar sua viagem e aproveitar ainda mais este destino tão incrível que mora nos nossos corações! Boa viagem!

625 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page