top of page

Cuidados antes de visitar o Marrocos: tudo que você precisa saber.

Se chegou até este post é porque provavelmente está com uma viagem marcada ao Marrocos, ou com grande interesse em conhecê-lo. A boa notícia é que o país do norte de África é um lugar icônico, repleto de história e com uma grande riqueza cultural.

Apesar de muito seguro, existem alguns cuidados e alertas interessantes para os viajantes saberem, antes de visitar o Marrocos e que podem e devem ser levados em consideração.

Foto da medina de Fez no marrocos, com uma bandeira do país no centro da imagem.

Golpes em Turistas no Marrocos

FALSOS AMIGOS

Andar pelas medinas e suas vielas labirínticas faz parte da experiência de viajar para o Marrocos. Isto posto, considere que é fácil perceber quem é e não é local. É muito comum uma pessoa te abordar oferecendo ajuda. Ajuda para chegar no hostel, para acessar tal restaurante, chegar no ponto que esteja buscando.

Seria até muito legal da parte deles, se não fosse pelo fato que depois de fazer esse “favor”, estas pessoas irão te pedir dinheiro! Algumas vezes pouco, outras vezes, valores exorbitantes. Fomos abordados logo que chegamos na nossa primeira cidade e como bons tolos, caímos no golpe logo de cara. O rapaz nos pediu 15 euros! Como bons duros que somos, não tínhamos o dinheiro e demos “apenas” 4 dólares. Então agora que já sabe dos falsos amigos, já chegue no país com seu chip internacional comprado. Neste post deixamos a indicação do chip que sempre usamos.


VOVÓ GOLPISTA

Outra questão menos conhecida, mas que por vezes acaba surpreendendo os turistas são as vovós golpistas. Normalmente mulheres de mais idade e que afirmam precisar de alguma ajuda em suas casas, carregando algo pesado ou eventualmente ajudando em alguma tarefa. Com isso, pessoas com boa intenção de ajudá-las vão até suas casas, onde após entrar na residência são surpreendidos pelas senhorinhas com o pedido de pagamento, com a desculpa do turista ter visto uma casa “tradicional” em seu interior


Dicas sobre Transporte no Marrocos

HORÁRIO DOS TRANSPORTES

Logo na primeira noite que chegamos, acabamos dormindo na rua. Isso porque chegamos durante a madrugada no aeroporto de Marrakech e tínhamos um trem que sairia às 6h. Saímos do aeroporto às 2h30 e para nossa tristeza, a estação estava fechada. Acabamos ficando a madrugada toda na rua. Por isso, caso precise enfrente uma situação parecida, saiba que as estacões fecham (apesar de no Google estar marcando ser 24h quando fomos).


TÁXI NO MARROCOS

Andar de táxi pelo Marrocos vale a pena, pois é muito barato. Lembrando que no Marrocos não funciona uber. Nossa única recomendação é que antes de entrar no carro e iniciar a corrida, você pergunta sobre o preço e busque ter uma resposta clara do motorista. Em algumas ocasiões eles disseram que ia variar com o taxímetro, mas eles nem tem esse aparelho dentro do carro. Pelo menos não vimos em nenhum veículo. No nosso caso, a estratégia era andar com dinheiro contado e uma vez que o preço era negociado, afirmávamos que o valor em questão era tudo que tínhamos. Não tivemos nenhuma dor de cabeça ou inconveniente, justamente porque acertamos tudo antes de iniciar o trajeto.



Como se vestir no Marrocos

O Marrocos é um país 99% muçulmano, o que significa que além da religião em si, os costumes em torno das vestimentas são algo que permeia toda sociedade. Hoje o país é muito mais aberto a receber pessoas de outras culturas e nacionalidades, inclusive as mulheres aqui não são obrigadas a fazer uso do véu, mas fazem por devoção. Sabendo disso, especialmente para mulheres, separei algumas recomendações que ajudarão a

mantê-la confortável passeando pelas belas vielas das medinas, bem como respeitando a cultura local (algo que prezamos muito):

mulher com calça pantola, regata e lenço cobrindo os ombros para exemplificar uma sugestão de traje para turistas no marrocos
  • Evite usar roupas muito justas, ou que deixem o corpo muito aparente.

  • Um lenço sob os ombros pode ser um belo aliado, além de ficar lindo nas fotos.

  • Você super pode usar shorts. Uma dica é: quando as pernas estiverem mais aparentes, busque cobrir um pouco mais a parte de cima, com uma camisa de linho, por exemplo. Saias também são bem vindas, especialmente as midis.

Novamente reforço. Não seguir estas recomendações, não significa que algo ruim acontecerá com você ou que será assediada. É muito mais uma questão de adequação ao ambiente e respeito a cultura do país.


Outros alertas e dicas relevantes para visitar o Marrocos

DROGAS

O Marrocos é um dos maiores produtores de Haxixe globalmente. Por outro lado, o consumo no país não é legalizado. De todo modo, não é incomum esbarrar com pessoas na rua oferecendo a compra da maconha ou “chocolates”, o que pode causar sérios problemas, caso pegos em flagrante. Há pelas ruas a presença de policiais à paisana que têm o objetivo de flagrar essas pessoas. Este tópico é mais para que saiba da situação e não se assuste caso seja abordado. Não é o tipo de abordagem que causa insegurança ou nos coloca em risco, mas é sempre bom estar ligado no movimento.


Esperamos que as dicas acima tenha te ajudado a planejar sua viagem ao Marrocos e evitar qualquer desconforto durante seu passeio. O Marrocos é um país incrível e perfeito para explorar. Clicando aqui, você irá abrir uma página com todos nossos posts destino.


Até Breve, as malas estão prontas!

18 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page