top of page

Jalapão - Onde fica, como chegar, quando visitar?

Um dos destinos queridinhos da atualidade e que tem bombado nas redes sociais. Neste post vamos te contar tudo que você precisa saber antes de visitar o Jalapão. Saiba Mais!

O Jalapão é Bruto!

Onde fica o Jalapão?

O Jalapão fica em no centro-leste do Tocantins, e não é uma cidade, e sim uma região que ocupa cerca de 34 mil km². São cerca de 9 municípios que compõe esta região, sendo eles: Mateiros, Ponte Alta, São Félix, Lizarda, Rio Sono, Novo Acordo, Santa Tereza do Tocantins, Lagoa do Tocantins e Rio da Conceição.



Como chegar ao Jalapão?


A forma mais comum para turistas de fora do estado chegarem ao Jalapão é através da cidade de Palmas, capital do Tocantins. É daqui que a maior parte das agências que partem com os grupos e para cá que voltam depois de finalizar a expedição. Para quem não está fechando um pacote com um receptivo (o que nós não recomendamos), a melhor forma de desbravar a região é com um carro 4x4 que pode ser alugado no aeroporto de Palmas. Sim, seu carro PRECISA ser 4x4. E digo mais, inclua GPS no aluguel do seu automóvel. Você pode sofrer para se achar pelas estradas de terra que irá enfrentar, já que o sinal de celular não funciona muito bem, e a sinalização de placas não é das melhores. De qualquer forma, reforço que fazer o passeio com uma agência é o recomendável, nós fomos com a Jalapão Expedições e foi PERFEITO!


Vale a pena contratar uma agência no Jalapão?

Mais fácil seria dizer porque não fazer, rsrs. Os motivos para ter uma agência acompanhando são inúmeros, mas aqui vou destacar alguns que consideramos importantíssimos.

1- Locomoção: O Jalapão tem todas suas estradas de terra e caso você não tenha experiência em dirigir 4x4 nessas condições, a chance de acabar caindo numa roubada é altíssima já que a região fica com pontos de alagamento facilmente, tem pouca sinalização e o sinal de telefone é praticamente nulo.

2- As agências têm vantagens de acesso: Há alguns lugares que você só acessa se estiver acompanhado de um guia. além disso, as agências já tem os esquemas para acessar os atrativos e acabam por vezes passando na frente dos turistas que estão por conta. Vimos um caso assim quando chegamos às dunas do Jalapão: um grupo de turistas não conseguiu acessar o local pois não haviam feito reserva e já não haviam mais vagas, já que o local tem acesso controlado e eles e foram pegos desavisados. Acabaram perdendo a viagem.

3- Distância: dirigir pelo Jalapão pode ser muito cansativo, principalmente porque a região é bem extensa e os lugares não são pertos um do outro. Agora, já pensou juntar isso à um contratempo com o carro ou fazer como os turistas que mencionei acima que acabaram não acessando o atrativo e perderam a viagem? Não da para não ficar de mau humor :(

4- Acomodação inclusa: a maior parte dos pacotes com agência já possuem todas as acomodações no Jalapão inclusas, então você não vai ter que se preocupar com isso.

5- Refeições: Você vai perceber que pode não ser tão fácil achar onde comer pela região. No pacote você já vai encontrar opções com refeições inclusas também. Claro, sempre opções de comida caseira e muitas vezes em lugares bem simples. Então já adianto, se a alimentação é um ponto sensível para você e não curte estabelecimentos familiares, já te aviso, o Jalapão NÃO É o destino certo para você.


Quando visitar o Jalapão?

Recomendamos que a visita ao Jalapão seja feita na época de seca que vai de Maio a Setembro, para evitar ser surpreendido por chuvas inesperadas. Sendo Maio o mês mais recomendado pelos locais. Tenha em mente que quanto mais próximo ao mês de Setembro, mais seco estará o ar, e para quem não está acostumado à baixa umidade, pode sentir um pouco de incômodo. Por outro lado, ouvi dizer que o pôr do sol no final da seca é ainda mais maravilhoso.

No nosso caso, fomos em Fevereiro, que é considerado um dos meses com maior índice de precipitação ao longo do ano (assim como Dezembro, Janeiro e Março). Por conta disso, enfrentamos alguns momentos de chuva em momentos pontuais, mas apesar de bem fortes, elas foram curtas e não atrapalharam a viagem.


Na verdade, foram até boas para refrescar um pouco, e deixar as estradas de terra com mais adrenalina, já que elas acabam criando grandes pontos de alagamento rsrs - mais uma deixa para você entender o porquê pode ser interessante contratar um receptivo ao invés de fazer a viagem por conta.


 

Independente de como faça sua visitar ao Jalapão, saiba: "O Jalapão é BRUTO" e você deve respeitá-lo e abraçá-lo do jeitinho que ele é. Vá de coração e mente aberta para conhecer um lugar muito especial, com muita gente inspiradora e cheio de belezas naturais incríveis! Nos mandem fotos e nos marquem com a hashtag #casalMP


Agência que fomos: Jalapão Expedições

Guia: Gleubara <3

67 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page