top of page

Milhas Aéreas: por onde começar?

Assim como tudo na vida, ninguém nasce sabendo tudo. Conosco vem sendo exatamente assim para compreender o universo das milhas áreas. Ainda estamos aprendendo sobre o assunto, mas já conseguimos entender um pouco da dinâmica de como funciona e podemos ajudá-los a começar. Então já aviso, se o seu objetivo é acumular pontos para viajar, continue lendo este post, porque aqui vamos dar algumas dicas pra você começar a viajar usando milhas.



Afinal, o que são milhas?

Para começar milhas são a forma que as companhias aéreas encontraram para fidelizar clientes. Para simplificar, as milhas aéreas nada mais são do que uma medida usada entre as companhias para medir o cliente que voa mais ou menos dentro daquela empresa, e assim ser recompensando de acordo com seu envolvimento.


Como Acumular Milhas Aéreas?

Se engana quem pensa que para acumular milhas você precisa voar muito ou ter um cartão poderoso. Claro, isso também ajuda, mas existem diversas maneiras para você acumular milhas (neste post damos algumas dicas mais detalhadas de como fazer). Além dos meios tradicionais que mencionamos acima, você também pode considerar se afiliar a programas de fidelidade como o Livelo e de postos de gasolina, realizar compras online ou até mesmo pagando seus boletos com o cartão de crédito.


A verdade é que você, independente de como faça, precisa ter em mente que no final do dia não importa como faz para acumular pontos e milhas, mas para onde eles devem ir. "Como assim? Não entendi nada!". Ao começar seu acúmulo de milhas, tenha muito claro qual o seu objetivo final. Assim, conseguirá definir qual o melhor programa de milhas para você e também estruturar melhor sua estratégia. Se seu objetivo é acumular milhas para viajar mais, todos os seus pontos devem sempre migrar para um programa de pontos de companhias aéreas. No Brasil você encontrará programas como o Tudo Azul, Smiles, e o LATAM Pass, por exemplo.


Qual o melhor programa de Acúmulo de Milhas?

A resposta é simples: depende! Lembra que falamos mais acima que tudo vai depender do seu objetivo? Pois é, tudo vai depender do seu objetivo. Por exemplo, no nosso caso temos como objetivo conhecer o Atacama, por isso focamos nosso acúmulo de milhas na Latam Pass, que é uma companhia da nossa preferência e tem muitos voos para o Chile, o que amplia nossas possibilidade de conseguir um bom preço na troca de milhas. Para te ajudar, vamos mostrar um pouco mais de cada um dos programas:


Tudo Azul - Programa da Azul Linhas Aéreas

Eles possuem um cartão dedicado emitido pelo Itaú, e a pontuação acaba sendo diretamente creditado no Programa de Pontos. Na nossa opinião, são o grupo que conta com melhor qualidade de aeronaves, mas acabam tendo preços um pouco mais salgados, e tem uma malha aérea bem menor. Além disso, não possuem muitos voos internacionais. Portanto, para o nosso objetivo, acabou sendo uma opção um pouco mais limitada até com relação a valores para você conseguir pechinchar o melhor programa de pontos. Foi por esse motivo que optamos por não começar através do programa da Azul.

Smiles - Programa da Gol

Também possui cartão próprio emitido pelo Santander, Bradesco e Banco do Brasil. É uma companhia com uma malha aérea bem vasta, sempre tem promoções e seus preços variam bastante, oscilando do muito barato, ao muito caro em poucos dias ou até mesmo horas. Em termos de qualidade do serviço, já passamos alguns pequenos perrengues e para nós é a companhia que mais da problemas no que diz respeito a atrasos e mudanças no voo. Porém, achamos uma ótima escolha para foco em voos nacionais.

LATAM Pass - Programa da LATAM

Possui cartão próprio emitido pelo Itaú e assim como a Gol, a Latam possui uma malha aérea bem vasta e muitos parceiros internacionais. Por outro lado, apesar do seus preços não serem tão em conta quanto os da Gol, em geral ela acaba tendo um preço um pouco mais estável e para nós acaba facilitando a previsibilidade , o que ajuda no planejamento para acúmulo de milhas por ser mais viável estimar o quanto precisaria acumular. Sendo assim o LATAM PASS foi a nossa escolha para começar no universo das milhas e acúmulo de pontos.

Por onde começar?

Uma primeira dica que podemos dar pra você é: tenha na sua cabeça uma meta de destino que gostaria de fazer. Por exemplo, uma viagem de ida e volta para um casal, saindo de São Paulo com destino à Salvador. Depois de ter essa definição, nós aconselhamos você a realizar uma rápida pesquisa entre as companhias aéreas para verificar qual das três, costumam ter um valor mais em conta do trajeto em questão no período selecionado.

Depois de entender qual a companhia aérea melhor se encaixa na sua necessidade e desejo, foque em acumular milhas somente nesta opção. Assim você evita dispersar o seu acúmulo de milhas e consegue acumula-las em um menor curto de tempo.

Mas atenção: O fato de você estar acumulando milhas em uma companhia aérea não significa que você não deva fazer uso de outros programas como o programa da Livelo, por exemplo, que permite que você transfira suas milhas para qualquer uma dessas três companhias aéreas. Isso significa que você faz um acúmulo de milhas em um único lugar e depois pode transferir para um lugar que desejar. Vale lembrar que pela Livelo sempre acontecem promoções de transferência de milhas como por exemplo "Transifra seus pontos para a companhia X e ganhe um bônus de 30% a mais nos seus pontos". Por isso é importante ficar de olho nos e-mails promocionais desses clubes de milhas para saber a hora certa de transferir e maximizar o seu acúmulo.

O que acharam das dicas? Conseguimos ajudar um pouco para terem ideia de por onde começar? Conta pra gente!

96 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page