top of page

O que fazer na Serra da Canastra em 2 dias?

Um dos lugares preferidos e mais conhecidos pelos apreciadores dos queijos curados, e um destino super especial que fica no estado de Minas Gerais. Aproveitamos nossa

viagem para Capitólio e fizemos uma parada na cidade de São Roque de Minas, na Serra da Canastra. Já estávamos há algum tempo planejando visitar a região, principalmente por amarmos queijos e viagens de cunho gastronômico.


Saímos de SP com direção à cidade de Roque de Minas, a cerca de 520km da capital paulista, onde residimos. A viagem de carro é bastante tranquila, apesar das longas 5h30 horas.


No nosso caso saímos bem cedo de São Paulo e conseguimos chegar antes da hora do almoço. Então, vamos dar aqui algumas sugestões de roteiros para curtir a Serra da Canastra durante dois dias.


Dia 1


Roça na Cidade

Um produtor de queijos com mais de 20 anos de experiência, situado em uma fazenda no alto da montanha. Aqui os queijos são de produção autoral e também de outros produtores locais. Durante sua visita, é possível conhecer e o processo de produção, desde a ordenha das vacas, até às salas de maturação e depois degustar algumas delícias mineiras que são oferecidas e não estou falando somente de queijos, mas compotas, geleias, pimentas, e por aí vai.



Capim Canastra


Mais uma opção legal para curtir os famosos queijos mineiros da Serra da Canastra. Aqui existe a opção de visitas guiadas com degustações que custam R$15 por pessoa. O tour inicia pela parte exterior da propriedade, onde é feito o processo de drenagem dos queijos, em que o soro é escorrido e a "massa" é colocada em formas que darão o formato do queijo. Logo depois é feito a salga seguido pelo processo de cura. A última parte da vista é dentro de uma câmara subterrânea, onde os queijos ficam curando e amadurecendo ao longo do tempo. Aqui o carro chefe da produção é o queijo tulha, que é um queijo de cascudo com maturação de 10 à 12 meses e que tem cristais mais bem formados. A massa é quebradiça e o sabor é espetacular. Uma delícia de experiência para quem está visitando a Serra da Canastra.



Dia 2

Parque Nacional

Além do tour gastronômico, por que não aproveitar para conhecer um pouco mais das belezas naturais da região da Serra da Canastra. Você sabia que existem diversas cachoeiras para desfrutar por lá? No dia que pretendíamos visitá-lo, houve uma tempestade e o acesso estava fechado, então tivemos que deixar para uma próxima oportunidade. O que mais queríamos fazer no parque era conhecer as piscinas naturais do Rio São Francisco, assim como sua nascente e também a cachoeira da Rasga Canga, ou Alto dos Rolinhos. A entrada custa R$11 por pessoa e o acesso é feito pela portaria 1.


 

Bora conhecer a Serra da Canastra? Marca a gente lá no Insta @casalmalasprontas caso visite algum dos lugares que indicamos aqui 🤜🤛

256 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page