Parque Estadual da Caverna do Diabo - Eldorado
Atualizado: 13 de out. de 2022
Quem tem vontade de conhecer destinos com cavernas, muito provavelmente já se deparou com a famosa Caverna do Diabo. Apesar da proximidade, a Caverna do Diabo não fica no Petar, mas em Eldorado, uma cidade bem próxima da região do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira.
Assim como o Petar, o complexo que engloba a Caverna do Diabo também é um parque estadual. São 40mil hectares com diversos pontos turísticos para os amantes de aventura e ecoturismo.
Dentre as opções de Passeio pelo Parque Estadual da Caverna do Diabo, estão cachoeiras, cavernas e mirantes:
Cachoeiras do Parque Estadual da Caverna do Diabo
Cachoeira do Sapatu
Cachoeira do Araçá
Queda do Meu Deus
Vale das Ostras: cachoeira do Engano, da Meia-Volta, a Escondida, Trigêmeas, do Funil, do Palmito, do Papo, Poço Verde, Poço Azul e a grande Cachoeira Queda do “Meu Deus”, que mencionamos acima.
Mirantes do Parque Estadual da Caverna do Diabo
Mirante do Cruzeiro
Mirante do Governador
Caverna do Diabo
Além de todos estes atrativos, é claro que não deixaríamos de mencionar a tão famosa Caverna que dá nome ao parque e é a verdadeira responsável por atrair tantos turistas. Para ter acesso à Caverna do Diabo, você pagará cerca de R$40 correspondentes ao parque e acompanhamento de um guia local que é obrigatório durante a visita.
São cerca de 6km de galerias já topografas e desníveis de mais de 170 metros. A caverna impressiona pela amplitude e imponência. Como seu interior já é todo estruturado e bem iluminado, esta é a opção mais turística para quem quer conhecer cavernas sem se aventurar tanto, já que o lugar é muito bem preparado. A visita tradicional leva cerca de 1h30, para passar pelas galerias que são disponíveis nos 600m abertos para visitação.
Você pode estar se perguntando sobre o nome desta caverna, né? Esse nome surgiu, pois quando os quilombolas da região usavam a caverna para armazenar mantimentos, afirmavam ouvir sons e gemidos estranhos. Além disso, por vezes encontravam seus mantimentos remexidos e afirmavam ser coisa do além. Há inclusive, uma imagem no interior da caverna, que se assemelha à imagem de um diabo, e que só ajudou a reforçar o título da mesma.
Animou de vir conhecer a Caverna do Diabo? Existem outras opções de passeios dentro dela. Temos um post dedicado para esta caverna, aqui.
Comments