top of page

Parque Estadual da Caverna do Diabo - Eldorado

Atualizado: 13 de out. de 2022

Quem tem vontade de conhecer destinos com cavernas, muito provavelmente já se deparou com a famosa Caverna do Diabo. Apesar da proximidade, a Caverna do Diabo não fica no Petar, mas em Eldorado, uma cidade bem próxima da região do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira.


Assim como o Petar, o complexo que engloba a Caverna do Diabo também é um parque estadual. São 40mil hectares com diversos pontos turísticos para os amantes de aventura e ecoturismo.


Dentre as opções de Passeio pelo Parque Estadual da Caverna do Diabo, estão cachoeiras, cavernas e mirantes:

Cachoeiras do Parque Estadual da Caverna do Diabo

Cachoeira do Meu Deus, no Vale das Ostras

  • Cachoeira do Sapatu

  • Cachoeira do Araçá

  • Queda do Meu Deus

  • Vale das Ostras: cachoeira do Engano, da Meia-Volta, a Escondida, Trigêmeas, do Funil, do Palmito, do Papo, Poço Verde, Poço Azul e a grande Cachoeira Queda do “Meu Deus”, que mencionamos acima.







Mirantes do Parque Estadual da Caverna do Diabo

  • Mirante do Cruzeiro

  • Mirante do Governador

Caverna do Diabo

Além de todos estes atrativos, é claro que não deixaríamos de mencionar a tão famosa Caverna que dá nome ao parque e é a verdadeira responsável por atrair tantos turistas. Para ter acesso à Caverna do Diabo, você pagará cerca de R$40 correspondentes ao parque e acompanhamento de um guia local que é obrigatório durante a visita.


São cerca de 6km de galerias já topografas e desníveis de mais de 170 metros. A caverna impressiona pela amplitude e imponência. Como seu interior já é todo estruturado e bem iluminado, esta é a opção mais turística para quem quer conhecer cavernas sem se aventurar tanto, já que o lugar é muito bem preparado. A visita tradicional leva cerca de 1h30, para passar pelas galerias que são disponíveis nos 600m abertos para visitação.


Você pode estar se perguntando sobre o nome desta caverna, né? Esse nome surgiu, pois quando os quilombolas da região usavam a caverna para armazenar mantimentos, afirmavam ouvir sons e gemidos estranhos. Além disso, por vezes encontravam seus mantimentos remexidos e afirmavam ser coisa do além. Há inclusive, uma imagem no interior da caverna, que se assemelha à imagem de um diabo, e que só ajudou a reforçar o título da mesma.


Animou de vir conhecer a Caverna do Diabo? Existem outras opções de passeios dentro dela. Temos um post dedicado para esta caverna, aqui.

53 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page