top of page
  • TikTok
  • Instagram
  • YouTube

Roteiro pela Escócia, incluindo as Highlands - o que fazer, onde ficar e dicas de ouro!

Foto do escritor: Casal Malas ProntasCasal Malas Prontas

Se você está procurando um roteiro pela Escócia, que inclua as terras altas (highlands), você chegou no lugar certo. Muito se engana quem pensa que Escócia e Inglaterra são a mesma coisa. Sem entrar no mérito da história (que por si só já diz muito sobre as diferenças e rivalidades entres os dois países), a Escócia é riquíssima em cultura, belezas naturais e é uma ótima alternativa de destino para quem quer se sentir dentro de um conto de fadas. Abaixo, contamos tudo que você precisa saber antes de visitar a Escócia.


casal fazendo selfie com falésias na escócia de fundo

Onde fica a Escócia?

Eu sei, pode parecer um pouco confuso em um primeiro momento, mas a Escócia fica na Europa, em uma ilha conhecida como Grã-Bretanha, onde também se localiza a Inglaterra e País de Gales. Porém, estes três países juntos e em conjunto com a Irlanda do Norte, formam a nação do Reino Unido.


Brasileiro precisa de visto para visitar a Escócia?

A partir de 8 de janeiro de 2025, os cidadãos brasileiros precisarão de uma ETA (Eletronic Travel Authorization/Autorização Eletrônica de Viagem) para viajar para o Reino Unido e consequentemente, a Escócia. Todos os detalhes estão na página do governo britânico:

Qual a melhor época do ano para visitar a Escócia?

Estando na Ilha da Grã-Bretanha e sofrendo fortes influências das correntes marítimas a Escócia, assim como outros países do Reino Unido, enfrentam constantes chuvas e por consequência um clima mais úmido. Para tentar evitar ao máximo estas condições, a melhor época do ano para visitar a Escócia é de final Abril à Agosto.



Curiosidades sobre as Tradições e Mitos Escoceses

O Monstro do Lago Ness

Você sabia que a famosa "Nessie" é uma criatura lendária escocesa? A lenda surgiu em 1933 e desde então atrai turistas do mundo inteiro. Inclusive, até hoje um homem visita todos os dias um determinado ponto do lago na esperança de avistá-la. Isso porque há um prêmio milionário para quem comprove a existência do tal monstro.

Clãs, Kilts e a Gaita de Fole

Durante sua viagem, certamente ouvirá sobre os clãs escoceses, que em linhas gerais são grupos sociais que se baseiam em parentesco e linhagem, e que foram fundamentais para a formação da identidade cultural do povo escocês. As famílias mais antigas da escócia, como os Mackenzies, MacDonalds e tantos outros, costumavam ter também um tartan, uma padronagem xadrez específica que representa sua casa.

O kilt (mais conhecido como a saia xadrex escocesa) traidiconalmente feito de lã, é mais que uma saia masculina, é um símbolo de identidade cultural e está associado aos clãs familiares, de acordo com cada tartan. Já a famosa gaita de fole é usada em celebrações e é um dos sons mais icônicos da Escócia.

Apesar de tradições antigas, tantos os kilts quanto a gaita de fole ainda são usados hoje em cerimônias formais e casamentos, por exemplo.


 

Já possui um chip de internet internacional? Aproveite nosso desconto com a Airalo e chegue na Escócia com conexão! CUPOM: casalmalasprontas

banner com desconto em chip de internet da airalo, cupom casalmalasprontas
 

O que tem para fazer na Escócia?

A Escócia é um país com tradições e mitos incríveis e encontrar o que fazer, não será um problema. Para ajudar no seu planejamento, aqui estão algumas sugestões do que fazer na Escócia:

Highland Games

Durante o verão, acontecem os Highland Games escoceses, uma competição com jogos para lá de diferentes e que remontam tradições de séculos passados, como arremesso de machados e troncos, corrida e até mesmo danças tradicionais. Abaixo estão as datas de 2025:

Fringe e Tattoo Festival

No mês de Agosto acontece o famoso e disputado Fringe Festival em Edimburgo, um evento que promove artistas de rua e independentes. Você os encontrará por toda parte, em bares e restaurantes, na rua, ao redor dos principais centros comerciais, e por aí vai. Se planeja estar por aqui nesta época, não se esqueça de incluir este evento na sua programação.

No mesmo período ocorre o Tattoo, um evento militar com apresentações, dança e muita música tradicional, com direito a banda, kilt (a famosa saia quadriculada, sabe?), e claro, gaita de fole! É um festival incrível e que merece mais visibilidade!


Os Kilts e a Gaita de Fole

O kilt é mais que uma saia masculina; é um símbolo de identidade cultural e está associado aos clãs familiares. O curioso é que cada clã (família) tem seu próprio tartan (padrão de xadrez) e eles ainda são usados em celebrações especiais, como casamentos, cerimônias formais e vez ou outra você acaba encontrando com alguém na rua. Inclusive, em Edimburgo há várias pessoas tocando Gaite de Fole para tentar descolar uma graninha com turistas.


Highlands

Vaca escocesa com franja ruiva

Seria uma audácia da nossa parte não falar para vocês sobre as belíssimas Highlands, as famosas e encantadoras terras altas escocesas, conhecidas por sua beleza natural com penhascos, cachoeiras, fadas encantadas e por aí vai.

Honestamente, acho que a melhor forma de explorar esta região é fazendo uma road trip. Se puder fazer de motorhome, ainda melhor. Porém, esta é uma opção que pode ficar bastante cara. Por isso, nossa recomendação é que você se hospede na cidade de Inverness, que além de super charmosa, já fica mais perto das terras altas, então através das excursões você poderá ir mais longe em passeios de bate e volta, por exemplo. Foi isso que fizemos, estes foram os passeios que fizemos por lá:

homem vestindo casaco azul e touca verde com a ponte do filme de harry potter ao fundo

Ponte do Harry Potter


Talvez você se lembre da emblemática ponte em que Harry e Rony Weasley sobrevoam à bordo do carro voador. Se você é um fã, assim como nós, pode ser uma boa pedida embarcar no Jacobite Express, o trem que aparece na saga como sendo o Hogwarts Express. Para aproveitar desta atração, você tem duas opções: 1) Ir dentro do trem neste trajeto literalmente digno de cinema



Degustação de Whisky

mapa  do whisky na escócia

A Escócia é um dos maiores produtores de Whisky do mundo. São 6 regiões dentro do país e cada uma delas com uma característica distinta em sua produção, ou seja, cada uma delas produz bebidas com sabores e perfis distintos.

Dentre todos os destilados que provamos, nossos preferidos foram Glennfiddich e Balvenie, ambos da região de Speyside, conhecida por whiskys com aromas de mel e a mais importante da Escócia e com a trilha do whisky mais famosa do mundo. Pois é, não é pouca coisa não!



O que comer na Escócia? Quais as comidas típicas?

Eu não sei você, mas planejar um roteiro se viagem sem saber as comidas típicas, não é a mesma coisa. Em geral o Reino Unido não tem grandes diferenciais gastronômicos, na nossa opinião. Porém, a Escócia ainda reserva algumas tradições culinárias que pode ser do seu interesse provar.

  • Shortbread: um biscoito amanteigado bem gostosinho para tomar em um chá da tarde. Você irá encontrá-lo por toda parte. (Dica na loja Poundland você encontra opções super baratinhas)

  • Haggis: apesar de parecer muito excêntrico, o sabor realmente não é tão forte quanto pode soar. O haggis nada mais é que o estômago da ovelha, rechado com as vísceras e misturado com aveia. Normalmente acompanhado de batatas, nabos e uma calda de mostarda. Eu juro que pode parecer horrível, mas não é. Provamos o nosso no Haggis Box em Edimburgo e estava bem gostoso. Lembrou bastante um kibe.

  • Chop barato: o melhor lugar para você encontrar uma boa opção de cervejinha em diversas localizações, será o The Wetherspoon uma rede bem famosa em todo Reino Unido, com opções de 1,70 a 5 libras.



Nossa sugestão de roteiro de 10 dias pela Escócia,

Dias 1-3: Edimburgo

  • Castelo de Edimburgo: Explore o icônico marco que domina a cidade.

  • Royal Mile: Cheia de lojas, pubs e museus.

  • Arthur's Seat: Caminhada que oferece vistas panorâmicas da cidade.

  • Museu Nacional da Escócia: Entrada gratuita e exposições fascinantes.

  • Mary's Milk Bar: se gosta de sorvete, não deixe de passar por aqui. Sabores diários e exclusivos que ganharam fama por aqui

Dias 4-6: Inverness e Highlands

  • Passear por Inverness em uma tarde, fazendo um free walking tour

  • Lago Ness: Cruzeiro pelo lago e visita ao Castelo de Urquhart.

  • Eilean Donan Castle: Um dos castelos mais românticos e famosos do país.

  • Isle of Skye: Com paisagens de tirar o fôlego, como o Old Man of Storr e Kilt Rock.

Dias 7-8: Aberdeen e Rota do Whisky

  • Destilarias: Participe de tours em Glenfiddich e Balvanie.

  • Balmoral Castle: Residência de verão da Rainha.

Dias 9-10: Roteiro "Outlander"

  • Culross: Cenário de Cranesmuir.

  • Doune Castle: Conhecido como Castle Leoch na série.

  • Clava Cairns: Monumentos que inspiraram os círculos de pedras.


Curtiu? Quer ver como foi nossa experiência? Assista nossos vídeos do Youtube:



8 visualizações

Comments


bottom of page