top of page

Viajar de Graça? Saiba como

Viajar pode até parecer coisa para quem tem dinheiro, mas isso já é coisa do passado e está cada vez mais fácil viajar gastando muito pouco! Existem diversos aplicativos a plataformas por aí que te ajudam a viajar o mundo todo de forma muito barata e às vezes, até de graça!


Este post tem a finalidade de te mostrar quais são as modalidades que podem te ajudar a ter uma viagem econômica e entender todas elas de forma prática e didática.


Intercâmbio Voluntário

Como o próprio nome diz, envolve um trabalho voluntário que pode ser prestado para uma família, empresa, hostel, e por aí vai. Basicamente o intercâmbio voluntário ajuda viajantes a conhecerem o mundo todo trocando algum serviço ou ajuda prestada em troca de estadia e até mesmo comida.

Para fazer um intercâmbio voluntário, você pode acessar algumas das plataformas mais conhecidas do mercado como a WorldPackers e a Workaway, contatar o host da vaga em questão e fazer este primeiro contato de forma totalmente virtual. Assim, você consegue também tirar suas dúvidas, conhecer mais sobre o serviço que irá prestar e quais são os requisitos ou benefícios que este trabalho voluntário irá te oferecer. O mais legal é que na grande maioria, o trabalho é de apenas meio período, então você ainda tem bastante tempo para curtir o destino de interesse, além dos dias de folga que podem variar de acordo com cada anfitrião.



House Sitting

Certamente você já deve ter ouvido o termo "baby sitting" para babás no exterior, certo? Pois é, neste caso, seria para você cuidar da casa de alguém que precisou se ausentar por algum período. Imagine que um casal está saindo de férias, mas tem dois cachorros e plantas em casa e não tem com quem deixar. Aí entra o house sitting, uma opção interessante para quem busca um pouco mais de conforto e privacidade. Nesta modalidade, o viajante poderá ficar encarregado de cuidados de animais, plantas e da casa, pelo período determinado pelo anfitrião. Assim como no intercâmbio voluntário, é necessário fazer contato com o host antes de chegar. Algumas ferramentas que poderão te ajudar são: Nomador, Trusted House Sitters, Mind My House and Luxury House Sitting.



Couchsurfing

Se você está zerado de grana, não tem muito tempo e não quer ter que trabalhar, esta é uma opção interessante. couchsurfing, vem do inglês e significaria em uma tradução literal 'surf de sofá', e a gente já vai te explicar o porquê. Nesta opção de viagem, você se hospeda na casa de uma pessoal local. No início, normalmente o local que era disponibilizado para os viajantes costumava ser um sofá cama. Porém, ao longo dos anos, mais anfitriões foram chegando e hoje já é possível até ficar em quartos privados ao viajar deste modo. Há algumas ferramentas hoje que te ajudam a fazer este contato, entre eles o couchsurfing, como a Couch Surfing, Warm Showers, ou a Be Welcome.



House Exchange

Lembra daqueles programas de troca de famílias? É tipo isso 😅. Caso você tenha uma casa, o House Exchange é uma alternativa interessante para se hospedar na casa de outros viajantes, enquanto eles ficam na sua moradia. Sim, é uma troca de casas, um acordo entre duas famílias que têm interesse em conhecer o destino uma da outra. Para isso também há plataformas que podem te ajudar, como a House Exchange UK. Não necessariamente você precisará ficar na casa daquela determinada pessoa, ou ela na sua. Há alguns casos em que não existe essa necessidade, mas você precisará entender caso a caso.


O que achou das opções? Toparia tentar alguma delas? Estamos planejando nossas próximas viagens já considerando estas opções incríveis!!

21 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page